Pesquise no google

Pesquisa personalizada

terça-feira, 7 de abril de 2009

Mudança no Vestibular das Universidades Públicas Federais


Nesta semana foi divulgada pelo Ministro da Educação Fernando Haddad uma mudança no ENEM, e consequentemente no modelo de vestibular, que deste ano para a frente seria unificado, (maiores informações parceiro: vestibuvan) com uma prova somente o candidato poderá concorrer em cinco cursos podendo ser em cinco universidades diferentes no qual trará benefícios para o estudante do atual ensino médio brasileiro. Na minha opinião essa é uma ótima ideia, pois facilita a entrada do candidato a qualquer universidade da qual ele esteja qualificado, seguindo a ideia (em parte) das universidades americanas, essa iniciativa vai aproximar cada vez mais e fazer com que a entrada em uma universidade pública esteja mais acessível para os alunos de classes mais baixas, tendo em vista o fato de que hoje em dia se beneficiam dos melhores cursos nas melhores universidades públicas federais aqueles que tiveram uma educação melhor do que outros.
Iniciativa essa que vem a calhar para a maioria dos estudantes brasileiros, fazendo com que se acabe a questão da locomoção, podendo eu por exemplo concorrer com uma prova feita em minha cidade à uma vaga em qualquer universidade pública federal do Brasil.
Que venham as mudanças, todas são para o nosso bem, o que precisamos é de coerência e inteligência ao discernir o verdadeiro ponto das questões em pauta.
Melhoria no ensino, isso sim é o que o Ministério da Educação está fazendo, proporcionando a todos a tão sonhada vaga em uma universidade pública!

Namárie!

Um comentário:

dali disse...

cara Namárie

veja que essa idéia do governo em unificar o vestibular prejudica os estudantes menos favorecidos, aumentando a concorrência do curso para esse aluno, lutando agora por uma vaga concorrendo com todo país, vencendo a batalha somente o melhor dos melhores. Antes dessa mudança, precisa sim haver uma mudança na educação, qualificando o ensino de norte a sul do país, onde a partir daí possa haver uma justa disputa por uma vaga. lembre-se que as faculdades não podem dar oportunidades a todos, pois existe o limite de vagas.

abraço
dali.