Pesquise no google

Pesquisa personalizada

terça-feira, 8 de julho de 2008

O grande LHC




Hoje li a reportagem especial lançada pela revista Veja do dia 25 de junho falando sobre o projeto imenso do grande acelerador de partículas LHC (Large Hadrons Collider) que vai ser inaugurado no mês de outubro, e fica na fronteira da França com a Suíça e tem "somente" 27km de diâmetro.

Dizem que ele vai poder acelerar as partícular a uma velocidade de 99,9% da velocidade da luz, e que isso poderá ajudar a encontrar o tal boson de Higgs uma partícula que esteve presente no início do universo e dessa forma ajudar a desvendar um pouco sobre o Big Bang, a grande explosão que deu início a tudo o que conhecemos e não conhecemos sobre o universo.

Quem não leu e tem curiosidade, creio que será um dos assuntos mais comentados nestes próximos meses até a data do seu lançamento.

Tomara que ele nos dê muitas respostas, neste que certamente será o século dos avanços tecnológicos.

Um comentário:

Unknown disse...

nossa imprecionane esse acelerador de particulas, tomara que possa ajudar a ciencia, por que neste paiz precisamos andar pra frente em vez de estarmos focalizando falcatruas de colarinhos branco, isso já nem é mais novidade...o acelerador sim, se poder trazer um benefício a humanidade, ele sim sera bem vindo.

n.paiva